terça-feira, 10 de abril de 2012

47 mil Mortes no México – Obama e Calderón Avaliam os Prejuízos Econômicos!

[Chapa2 Ed. #163]

Quando o assunto é política de drogas governantes do México e dos Estados Unidos precisam conversar sobre problemas que vão além de uma questão de fronteira. Enquanto o primeiro contabiliza mais de 47 mil mortes em seis anos em decorrência da guerra às drogas, o segundo continua sendo o maior mercado consumidor de substâncias ilícitas. Em uma relação onde o sangue derrama mais de um lado e o dinheiro cai mais do outro é preciso analisar vários aspectos.


Felizmente os presidentes Felipe Calderón e Barack Obama concordam que a violência sem fim no México é um grave problema. Mas não é o elevado número de mortes que preocupa os chefes de Estado. Em um encontro ocorrido na semana passada Obama relevou o temor de um possível abalo nas relações econômicas entre os dois países. "Se eles (traficantes) estão minando as instituições do país, isso pode impactar a nossa capacidade de fazer negócios com eles".


Infelizmente Obama esqueceu (ou finge esquecer) que seu país é o maior financiador da guerra às drogas mexicana, que resultou neste desastre social de 47 mil mortos na contabilidade oficial. Com o fortalecimento da repressão o problema cresceu tanto que já atrapalha os negócios lícitos entre Estados Unidos e México. Mas quem se importa com o problema social?


Do outro lado da fronteira Calderón e seu partido de centro-direita não escondem a preocupação com baixa aprovação popular do seu governo, já que as eleições para presidente estão marcadas para o próximo 1º de julho. Afinal, quem está morto não vota e a família do morto dificilmente votará em Calderón.


No próximo final da semana a questão das drogas estará no centro do debate da Cúpula das Américas, que vai reunir em Cartagena, na Colômbia, chefes de estado do continente. Conhecendo bem nossos líderes fica difícil acreditar que tenhamos algum avanço progressista nesta reunião. Mas o simples fato de reconhecer o fracasso da repressão já é um bom começo.

7 comentários:

  1. '47 mil mortes' ja passou da hora de legalizar, pra começar nem devia ter sido proibido, cegos hipocritas

    ResponderExcluir
  2. Foda é que o processo é lento... qm sabe pros meus netos!

    ResponderExcluir
  3. 47 MIL ! Brasil jaja chega la pow . :(

    ResponderExcluir
  4. quando a "solução" do problema causa mais problema que o próprio problema, é um problemão.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, será dificil de os nossos governantes darem o braço a torcer com uma politica de combate as drogas completamente ineficiente, ainda mais levando em consideração que nem as UPP's do RJ deram jeito nisso, só a ONU acha que resolve alguma coisa, LAMENTAVEL!!! LEGALIZE JÁ!!!

    ResponderExcluir
  6. Tomara é que não haja regressão ... isso sim! PELO MENOS!!!

    ResponderExcluir
  7. A grande utopia disso tudo é essa proibição, que esta somando a grande aceleração disso tudo, a solução pra da uma deminuição nessa guerra das drogas e a legalização da EVA, que emfraqueçe o trafico e essa GUERRA que há,

    ResponderExcluir